-
Arquitetos: Indiesalon
- Ano: 2020
-
Fotografias:Donggyu Kim
Descrição enviada pela equipe de projeto. Renovação de um espaço multicultural - Reformamos esse Goshiwon (alojamento para trabalhadores e estudantes) que foi construído com tijolos vermelhos na década de 1990, localizado no sopé da Montanha Namsan, em Seul. O local poderia seguir preso ao passado mas, em vez disso, o transformamos em um complexo cultural coexistindo com uma sala de cinema, café, restaurante e lojas de design. A arquitetura se esforçou para transformar o espaço cultural ao mesmo tempo em que respeitou a herança temporal do volume existente.
Camadas de Renovação - Este edifício era usado como Goshiwon com quartos densas porém, quando o antigo telhado e as paredes desapareceram, pudemos ver cada um dos níveis.
Um primeiro andar parcialmente escavado, um segundo andar subindo as escadas externas, um terceiro andar voltado para o muro de arrimo, um quarto andar encontrando o térreo do terreno adjacente e uma cobertura com vista panorâmica. Cada andar não só manteve a identidade do edifício em harmonia, mas também reuniu as instalações no núcleo para desempenhar bem as funções básicas.
Dentro do Piknic encontram-se em um restaurante Hoehyeon no primeiro nível, um café no segundo, um espaço de artes no terceiro, uma loja no quarto nível e a cobertura no quinto. O acesso deste edifício era feito apenas por uma escada, e a acessibilidade a cada nível era um desafio. O restaurante do primeiro nível, constituído por grandes vitrines na entrada, recebe as pessoas com o seu piso interior conectado ao exterior. Isso aumentou a acessibilidade e legibilidade da entrada. Além disso, o acesso da escada principal, no primeiro andar, foi ampliado visualmente, e uma escada externa, conectada ao segundo andar, foi criada para melhorar a acessibilidade do espaço de dois andares.
Tijolo vermelho - A cor original do edifício é vermelha com tijolos manchados ao longo dos anos. Originalmente, a cor na arquitetura é um meio para criar uma impressão imediata e intensa e serve como um marco a ser memorizado e identificado. Assumindo a impressionante identidade vermelha do edifício, utiliza-se materiais e acabamentos modernos para revestir cada piso com o novo tom de vermelho da era moderna. Desta forma, destaca-se a sensação clássica do tijolo vermelho original e a harmonia do novo tom avermelhado.